Por que fazer esse curso?

O curso apresentará estratégias de leitura em Língua Inglesa. É uma maneira rápida de apreender as informações principais em um texto. Por conta disto, se você precisa fazer testes de suficiência em inglês tanto para cursos de Mestrado, ou Doutorado, além de outros, tenho certeza que o curso será muito útil.

O que eu preciso saber?

O curso de inglês instrumental tem foco na leitura de textos em Língua Inglesa em uma abordagem instrumental. É um curso desenhado para aqueles que precisam fazer provas de proficiência em Língua Inglesa e que possuem pouco, ou nenhum conhecimento na língua alvo. Estudantes de Pós-Graduação costumam procurar por este tipo de estudo, como também pesquisadores de diferentes áreas que estão sempre em contato com textos acadêmicos científicos em inglês.

Estrutura do Curso

EMENTA: Conscientização de estratégias de leitura em Língua Materna para leitura em Língua Inglesa. Desenvolvimento de estratégias de leitura em língua inglesa. Noções de estruturas básicas da Língua Inglesa. Aquisição de vocabulário.
OBJETIVOS DO CURSO: Possibilitar a conscientização quanto às estratégias de leitura que o cursista já utiliza na leitura em Língua Materna; Relacionar as estratégias já utilizadas em Língua Materna com as estratégias na leitura em Língua Inglesa; Desenvolver estratégias de leitura específicas para a leitura de textos em Língua Inglesa; Apresentar estruturas básicas da gramática da Língua Inglesa; Reconhecer os gêneros textuais.
METODOLOGIA: Aulas remotas; exposição de vídeos; atividades textuais na plataforma.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Textos em Língua Materna e Língua Portuguesa para conscientização de leitura.
- Estratégias de leitura: skimming, scanning, dedução, cognatos, evidências tipográficas, conhecimento prévio, grupos nominais, uso do dicionário bilíngue.
- Estruturas gramaticais: tempos simples e compostos dos verbos, pronomes, marcadores de discurso, gêneros textuais.
AVALIAÇÃO: A avaliação será realizada por meio de atividades desenvolvidas na plataforma e avaliação final encaminhada via e-mail.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DIAS, Reinildes. Reading Critically in English. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
MILADA, Broukal; MILHONE, Janet. All about USA: a cultural reader. NY: Pearson Longman, 2008.
MUNHOZ, Rosângela. Inglês Instrumental: estratégias de leitura (módulo I). São Paulo: Texto Novo, 2000.
MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
MURPHY, Raymond & ALTMANN, Roan. Grammar in Use (Intermediate). Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
OXFORD ESCOLAR. Dicionário para estudantes brasileiros de inglês: Português/Inglês- Inglês/Português. Oxford: Oxford University Press, 1999.