Por que fazer esse curso?

A relevância desse curso consiste no fato de focalizar a escrita de gêneros burocráticos muito presentes na esfera da administração pública; assim, o curso procurará evidenciar as principais características que regem a redação oficial, por meio de reflexões/informações de como essa pode ser pensada e organizada de forma a cumprir seus propósitos comunicativos. Por se tratar de gêneros textuais de circulação da esfera pública/oficial/burocrática em que se busca certa padronização de suas comunicações, neste Curso buscou-se seguir as recomendações do principal documento que rege os escritos oficiais, o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (MRPR), sobretudo para tratar do estilo dos usos da linguagem requerida na redação oficial.

O que eu preciso saber?

Não há pré-requisitos básicos para a realização desse curso mas sugere-se ter algumas noções de produção escrita e ter contato frequente com textos burocráticos que circulam na administração pública.

Estrutura do Curso

O curso está estruturado em 5 momentos:

o primeiro momento aborda o tema voltado para a Redação oficial com enfoque teórico acerca de definições e características essenciais dessa redação;

o segundo momento discute o padrão ofício no contexto da redação oficial na administração pública;

o terceiro momento retrata os elementos ortográficos e gramaticais recomendados na redação oficial;

O quarto momento evidencia os gêneros burocráticos mais comuns na administração pública, tais como: Correio eletrônico; Parecer; Relatório; Declaração; Atestado; Certidão; Aviso; Convite; Convocação; Exposição de Motivos; Mensagem;

O quinto momento é de prática, através de resolução de atividades relacionadas aos temas trabalhados no curso e posterior discussão entre os participantes.